Dr. Marcus Serafim

Cardiologista CRM 6249

Diretor Técnico

Perfil

Médico graduado na Universidade Federal de Santa Catarina, Dr. Marcus Serafim despertou muito cedo para a profissão, de uma “forma natural”, como diz, com a sensação de que “desde sempre” escolheu a medicina.

Especializado em Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (InCor – USP) e com título de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dr. Marcus faz crítica ao rumo comercial tomado pela medicina e compreende a linha tênue que divide os benefícios proporcionados pela pesquisa patrocinada pela indústria farmacêutica das manobras de marketing que fomentam as extravagâncias terapêuticas.

Desta forma, Dr. Marcus Serafim desenvolve seu atendimento com a convicção de que incontáveis benefícios são alcançados com novas tecnologias e incrementos científicos, mas também entende que angústias, ansiedades e medos influenciam na utilização desenfreada de múltiplos procedimentos e medicamentos.

“É fato que o atendimento da clínica está baseado em estudos e pesquisas constantes, com avaliação criteriosa de cada paciente, suas necessidades e realidades”, explica Dr. Marcus. Para ele, o mais importante é resolver os problemas de saúde dos pacientes, vê-los felizes. “É o que me completa como profissional”, completa.

Em algumas situações, a resolução destes problemas vem de forma inesperada, como na ocasião em que o Dr. Marcus estava com a esposa e amigos em um restaurante e foi alertado por uma pequena movimentação em uma mesa. Alguém estava passando mal, sem poder respirar. “Intuitivamente, fiz diagnóstico de aspiração de alimento e asfixia. Iniciei manobras de Heimlich e, com grande dificuldade, já ajoelhado ao chão por trás da paciente, consegui desobstruir suas vias aéreas. A mesma retomou o fôlego e pode-se dizer que salvei sua vida naquele momento.”

Currículo

  • Médico graduado na Universidade Federal de Santa Catarina, Especializado em Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (InCor – USP) e com título de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
  • Fundador e diretor técnico e executivo da Cardiovita.
AGENDAR