Exames

Eletrocardiograma de repouso (ECG)

Método gráfico de baixo custo e rápida realização. Realizado pelo próprio médico ou atendentes e laudado por cardiologistas. Não invasivo, este exame é realizado à beira do leito, no próprio consultório médico durante a consulta e depende apenas da conecção de condutores elétricos que após digitalização nos oferecem informações múltiplas a respeito do funcionamento, ritmo e tamanho do coração. Não oferece riscos ao paciente. Realizado diariamente durante as consultas ou isoladamente quando a solicitação do exame for de médico externo à clínica. Laudo realizado e liberado na mesma hora da realização do exame.

Eletrocardiograma de esforço (Teste ergométrico ou Teste de Esteira)

Versão do eletrocardiograma de repouso adaptada para o exercício. Método gráfico e de monitoração clínica realizado e laudado pelo próprio médico cardiologista . Não invasivo, é realizado no laboratório de ergometria. Eletrodos adaptados ao paciente, levam ao computador informações eletrocardiográficas nos dando informações sobre o comportamento do coração frente ao esforço físico. Permite detectar ou afastar arritmias, presença de doença aterosclerótica coronariana, distúrbios da reposta de pressão arterial ao esforço, condicionamento físico e importante para afastar causas cardiológicas de dor torácica, Oferece baixo risco de complicações cardiovasculares durante sua realização e deve ser realizado sob autorização por escrito do paciente. Realizado diariamente em múltiplos horários. Laudo realizado e liberado no mesmo momento da realização do exame.

ECG holter 24horas

Método gráfico não invasivo e de uso ambulatorial. Indicado na investigação de palpitações, arritmias e controle de marca passo artificial. Instalado pelas atendentes, este exame é composto de um pequeno gravador fixado à altura da cintura e conectado à eletrodos torácicos, monitoriza os batimentos cardíacos por 24horas, com o paciente mantendo suas atividades rotineiras ( salvo atividades que possam danificar o aparelho ) e então retirado na própria clínica após as 24horas. Realizado diariamente e com laudo não liberado no momento da devolução do aparelho na clínica.

Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)

Indicado na investigação de Hipertensão Arterial Sistêmica e no acompanhamento de seu tratamento. Instalado pelas atendentes, este exame é composto de um pequeno gravador fixado à altura da cintura e conectado a um manguito instalado em um dos braços do paciente. Método não invasivo, substitui ou agrega-se às medidas ocasionais de pressão arterial realizada ambulatorialmente. Permanece instalado no paciente por 24horas, enquanto o paciente mantém suas atividades diárias rotineiras, exceto em situações onde haja risco de molhar o aparelho; neste caso o paciente será orientado a não realizar atividades que possam danificar o aparelho. Tem como inconveniente o desconforto das compressões repetitivas no braço do paciente ao longo do dia, porém de modo geral é muito bem tolerado. Instalado diariamente com o paciente retornando à clínica no dia seguinte para devolução do aparelho. Laudo realizado e liberado no mesmo momento da devolução do aparelho na clínica.

Ecocardiograma color bidimensional

Exame de ultrassom do coração inócuo, não causando riscos ao paciente e permite a obtenção de informações referentes às funções do coração e análise de suas válvulas.

Ecograma colorido de carótida

Exame de ultrassom inócuo que permite o estudo das artérias carótidas (situadas no pescoço), para afastar a presença de placas ateroscleróticas em suas paredes.

 

AGENDAR